terça-feira, fevereiro 15, 2005

Está decidido, vou ser vegan!

Acho que vou mesmo ser vegetariano. Curto aquela noção de alimentação saudável e equilibrada. Acho giro um gajo comer ervas, tubérculos e essas tretas.
Hoje ao almoço, logo a seguir a uma saladinha de orelha, marchou um arrozinho de tâmaras bem soltinho e um suminho de maçã fresquinho. Estava uma delicia. Contudo, como a conversa estava animada e a companhia era de facto excelente, ainda mordi umas “fêveras” acompanhadas de uma salada de grão-de-bico.

Há muito tempo que não degustava uma refeição tão requintada. Gostei tanto, que à tarde, convidei uns amigalhaços para “picar” uns caracolitos (aquela “bucha” integral de mistura, ensopada naquele suco, estava que nem vos digo), antes de comer uma torta salgada de tofu e de mandar abaixo uma caneca de leite de soja.
Este lanche foi um sucesso! Converti o mais céptico dos meus amigos à nobre causa “vegan”, imaginem. Ficou de tal forma embrenhado nisto, que já me perguntava se babaganhuche (pasta de beringela) ligava com umas moelinhas fritas em óleo de girassol. Aconselhei-lhe porém, maionese de soja com um cheirinho de pimenta síria.

Ao jantar fiz uma bela salada de broto de alfafa, à qual tive de adicionar meia dúzia de finíssimas fatias de bacon (para dar gosto), e que reguei com 4 colheres de chá de tamari. Fiquei tão satisfeito, que mal toquei nas iscas com repolho agridoce.

É de facto fascinante, pensar na miríade de possibilidades de confecção dos alimentos na cozinha vegetariana. Agora que falo nisso, será que o Chutney de manga me vai adulterar o sabor do cozido que vou fazer amanhã para o almoço?

Estou no Blog.com.pt