domingo, fevereiro 13, 2005

Auto - fellatio

O advento das auto-estradas de comunicação tem destas coisas: a fusão entre o hiper-texto de Doug Engelbart e a tecnologia de redes da internet trouxe-nos a possibilidade de aceder a informação, factos e documentos enredados, citados, linkados, páginas alojadas nos antípodas do planeta, ao alcance do botão esquerdo do rato. Recentemente assistimos à profusão de blogs, diários digitais onde os autores dissertam sobre os mais variados temas. Nos últimos dias tenho lido blogs amiúde (e eles têm gostado, os pobres catraios...) e constato, sem dispensar um breve sorriso irónico, que muitos dos blogs citam outros blogs que, por sua vez, voltam a citar os blogs iniciais. Este bajulante carrossel faz-me lembrar a RTP de há uns anos, com apresentadores de programas de Domingo à tarde a retribuir o convite dos apresentadores dos programas de Sábado à noite.

Outra característica de muitos blogs é a sua idiossincracia auto-biográfica: "Comprei ontem na FNAC, para além dos referidos CD's, alguns livros interessantíssimos, todos sobre história ou a reflexão sobre a história actual e o pensamento do homem contemporâneo, um deles de uma perspectiva filosófica mordaz. Ei-los:
------
Portugal, Hoje - o Medo de Existir, de José Gil (Relógio d'Água)
------
Les Tabous de L'Histoire, de Marc Ferro (Nil Éditions, col. Pocket)
------
Para Além do Medo, o longo adeus a Pinochet, de Ariel Dorfman (Campo das Letras)
------
História do Presente, de Timothy Garton Ash (Notícias Editorial)"



Garanto-vos que qualquer post colocado aqui sobre o meu dia-a-dia será apenas para vos comunicar uma bela punheta que bati, ou um grosso cagalhão que caguei. Desculpem lá a rudeza, mas estou farto de "armantes"!

Estou no Blog.com.pt