sábado, junho 25, 2005

É assim, não há nada a fazer...

Os blogs são assim, cadernos de apontamentos, diários que se vão escrevendo e deixando ao vento para outras pessoas os lerem. Muitos destes diários permitem a participação dos seus leitores para que possam ser acrescentados comentários às páginas. Porém, quando os leitores não sabem respeitar a susceptibilidade dos criadores do diário, é possível restringir as suas acções.
Foi isso que aconteceu no In-deed. E se por um lado lamento, por outro não deixo de concordar e inclusivamente regozijar-me. Havia algo que me assustava na formação de personalidade das miúdas. Aos 16 anos decidem criar um blog com preocupações culturais, dão conselhos aos leitores, tentam subir o nível intelectual do país, e, de repente, vêem-se envolvidas em duelos cibernéticos com um grupo de amigos que passam os dias a ver futebol, pensar em gajas, beber cervejas e a arrotar. Ora acho para elas uma perda de tempo. E mais do que uma perda de tempo para elas, foi uma perda cultural que o país teve, com a degradação do seu blog. Rarearam os Add-vice e abundaram as referências e picardias com a Vida é uma festa. Foram para nós momentos agradáveis, divertidos.
Fico feliz com esta censura porque lia nas páginas do In-deed uma corrente politicamente correcta demasiado dogmática para poder chegar a bom porto. E como as miúdas mais tarde ou mais cedo irão sentir o apelo da maternidade, serão responsáveis pela educação dos seus filhos que irão interagir também conosco nestas ruas da vida. E a educação de uma criança é uma coisa muito séria que não se pode compadecer de libertinagens pedagógicas. A censura é um instrumento essencial à correcta formação de carácter de uma criança. E esta experiência de lápis azul das miúdas do In-deed poderá ser importante no futuro, enquanto mães.

Quero também dizer, e o Al_fazema não vai certamente ficar ofendido, que me desagrada sobremaneira a truculência das suas palavras. Aqui entre nós não há censura, sempre discutimos abertamente as nossas ideias (quando raramente as temos, é verdade), e deixa-me bastante incomodado que o Al_fazema queira despedir-se das meninas do In-deed fazendo referências de mau gosto às suas vidas sexuais. Não vou por aí, até porque, sabem os que me conhecem, gosto de equilíbrios, gosto de compensações. Se uma mão bate, a outra ampara.

Acredito que as meninas do In-deed sejam raparigas especiais. Que se notabilizem nas turmas do liceu onde estudam, que sejam carismáticas, estejam, dia após dia, a crescer e deixar de ser meninas para se tornar mulheres a sério. Este processo é longo e sofre algumas convulsões. Mas não deve ser forçado com aventura de Verão, como propõe o Al-fazema. Deixem o tempo passar, vão analisando a vida alternando o papel de actor com o de espectador. Só assim podemos aprender com estas coisas e, acreditem, eu farei o mesmo com este desfecho bloguístico.

No estado de irritação que vos imagino sentir, não ouso deixar-vos com beijos e carícias, como era minha vontade, mas retiro-me então com uma solene vénia, caminhando lentamente, de costas, dizendo: "Até sempre, minhas queridas!"

6 Comments:

At sábado jun. 25, 12:03:00 da tarde, Blogger Inês L. said...

Eu não pretendia nem pretendo que esta restrição seja definitiva, e espero que tenham percebido que o desejo de que vocês não comentassem existia já há algum tempo não da minha parte mas de várias outras pessoas.

 
At sábado jun. 25, 01:29:00 da tarde, Blogger Inês L. said...

Lê com atenção Al_fazema, não ERA eu que queria. Agora é óbvio que quero ou não teria mudado nada no blog.

 
At sábado jun. 25, 02:38:00 da tarde, Blogger LuaNova said...

Andam a perder tempo com comentáriozito da treta, e está ali uma peidazorra do outro mundo à espera de do vosso aval e vocês nada!

 
At segunda jun. 27, 01:46:00 da tarde, Blogger Samantha said...

então malta, não se zanguem!!
afinal de contas o que aconteceu?
não me digam que tiveram um rendez-vous e descobriram que eram todos uns camafeus?!?! :)
fazei as pazes, amiguinhos...

 
At quinta jun. 30, 02:05:00 da tarde, Blogger Margarida C. said...

Cena de faca e alguidar...! Já dizia o outro, "não havia necessidade".

 
At sexta jul. 01, 01:45:00 da tarde, Blogger LuaNova said...

Olha a Margarida C.!!! Tão fofa!

 

Enviar um comentário

<< Home

Estou no Blog.com.pt